quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Amendoim Doce (Pim-pim)


Fonte: www.abicab.org.br
  • Tempo de preparo: 30 minutos
  • Serve: 10 porções
Se tem uma coisa que lembra demais a minha infância, essa coisa é amendoim doce!
A minha avó materna, de descendência alemã, fazia para nós vários ovinhos recheados com amendoim doce e nos dava como presente de Páscoa. Lá por janeiro ou fevereiro ela já começava a quebrar os ovos que usava na cozinha só na ponta de cima, retirava o ovo, lavava bem a casca e deixava ela guardada até a época de Páscoa. Depois, pintava cada um deles com tinta têmpera, criando vários tipos de decorações. Eu e a minha irmã, claro, participávamos sempre da pintura dos ovinhos. Depois ela enchia cada um dos ovinhos com amendoim doce, fechava a parte de cima com um pelotine e um pouco de cola, colocava em caixinhas e saía pela vizinhança a vender. Era um verdadeiro sucesso. E nós, na condição de netas, tínhamos a nossa caixinha de ovinhos garantida. Dava pra ficar comendo por quase um mês.

Claro que, para fazer amendoim doce, não é necessário essa trabalheira toda. A receita de hoje pode ser simplesmente guardada em um potinho na sua cozinha, para você ter como petisco a hora que quiser. Mas, se você quiser aderir à tradição alemã de colocá-los em casquinhas de ovos, já encontrei em lojas de artesanatos ovinhos de plástico decorados, imitando ovos de galinha. É bem mais fácil do que ficar pintando ovinho por ovinho, tomando cuidado parã não quebrar a casca.

Nas épocas de Páscoa, a receita também serve como um presente barato para os amigos. Na época da faculdade, eu fazia uma panelada de amendoim doce, colocava em saquinhos, amarrava com uma fita mimosa e saía distribuindo para os colegas.

A receita que eu tenho provavelmente não é igual da minha avó, mas eu já fiz diversas vezes, é muito fácil e fica deliciosa.


Amendoim doce (pim-pim)
  • 1 saco de amendoim cru e sem casca
  • 1 e 1/2 xícara de açúcar refinado
  • 2 colheres de sopa de chocolate em pó ou achocolatado
  • 1 xícara de água
  • 1 colher de sopa de fermento em pó

Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes em uma panela, leve ao fogo médio, mexendo sempre até secar. A calda formará uma espuma e secará logo em seguida. Leve ao forno por alguns minutos, para que fique bem crocante.


4 comentários:

GabrielleAzevedoMachado disse...

Danieli,
eu simplesmente amo!
fiz a receita e deu super-certo!
só que fiz com o amendoim com casca (deu preguiças de descascar heheheh)
passamos uma semana comendo amendoim. (marido filha e eu, além das visitas)
Ficou ótimo,
seu blog é demais, e lindo!
Parabéns!
=)

Unknown disse...

Ainda não fiz, vou fazer essa noite como não vou a Faculdade. Depois posto outro comentário dizendo como ficou ;)

Unknown disse...

Ficou muito mais muito delicioso.
aqui em casa todos aprovaram ;)
PARABÉNS PELA RECEITA.

Simone disse...

amei *-*