sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Café Cremoso e Rocambole de Pastel da Tati

Às vezes eu tenho uns dias que eu resolvo xeretar os blogs alheios de cabo a rabo, desde o dia em que ele foi criado. Vai que eu tenha perdido alguma receita, né?
E a “vítima” da vez foi o blog Panelaterapia, da Tatiana. Para quem não conhece, gente, é um blog fora de sério! Eu aconselho todo mundo a fazer uma visitinha, porque além de receitas maravilhosas, a guria é muito engraçada hehehehe Eu chorava de rir lendo sobre a “epopéia da lagosta” e o “very meda” que ela sentiu hehehehe
Mas enfim, a diferença foi que eu xeretei o Panelaterapia em um dia que eu estava um pouco mais inspirada e louca para comer uma coisa fácil e diferente. Além do mais, a casa está sofrendo de “fase pré-mercado”, aquela em que a gente fica com a despensa vazia e um monte de sobrinhas, esperando o melhor dia para compras no cartão de crédito do supermercado hehehehe ê pobreza!

Encontrei a receita de rocambole de massa de pastel e uma de café cremoso. Tive que dar uma adaptada com o que eu tinha em casa no momento (sorry, Tati!), mas ficou uma delícia. E de quebra eu me dei o trabalho de fotografar o passo a passo, coisa que era inédita no Nossa Cozinha (é, definitivamente ontem eu tava com a Maria). Rendeu um café da tarde e tanto!

Rocambole de massa de pastel


A receita dizia para utilizar massa de pastel em rolo, mas eu tinha sobrando na geladeira, uma massa pré-cozida para lasanha, que de vez em quando eu uso para fazer pastel também. É tu merrrmo!

Coloquei duas fatias da massa sobre uma assadeira. O certo seria ter comprado a massa de pastel em rolo e colocar uma fatia inteira. Mas, como eu disse, era o que dava para fazer. Piquei algumas fatias de mussarela, e distribuí por toda a massa. Em seguida, piquei uma calabresinha defumada (usei a marca Sadia, ficou ótima) e coloquei por cerca de 1 minuto no microondas. Quando a calabresinha saiu do forno, eu retirei o excesso de gordura com um papel toalha, o que foi uma ótima coisa, porque o rocambole ficou bem sequinho, além de nos poupar de calorias desnecessárias hehehe.

Segundo passo: azeitonas e cebola. A receita original dizia azeitona, cebola crua e tomate. “Too much”...não tinha hehehehe, ah não queria mesmo heheheeh...próximo ingrediente da fila, por favor! Piquei 4 azeitonas e na hora de colocar a cebola, para dar um sabor mais suave e ao mesmo tempo mais temperadinho, utilizei duas cebolinhas em conserva. Salpiquei com um pouco de orégano, mas cada um tempera como achar melhor. Eu dispensei o sal porque os ingredientes que eu tinha já eram bem salgados. Mas, para quem vai utilizar tomate, acho que um salzinho vai cair bem. Mas não esqueçam de retirar todas as sementes, para não deixar muito úmido e acabar desmanchando o rocambole. Feche o rocambole unindo as extremidades da massa, umedecendo as pontinhas com um pouco de água. Cubra com papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido por cerca de 10 minutos. Retire o papel e deixe dourar por mais 5 minutos. Se você achar que ele corre o risco de queimar em baixo e não dourar em cima, vire o rocambole. Eu fiz e deu certo. Agora é só provar.





E agora o cafezinho (devidamente preparado para ser saboreado na minha caneca de estimação hehehehe). Para prepará-lo eu utilizei meio pacotinho de nescafé tradição, 2 xícaras de açúcar e 150 ml de água morna. Tudo na batedeira. No início, achei que não ia dar certo, achei que tinha ficado líquido demais, mas à medida que fui batendo, ele foi tomando forma. Bata por uns 5 minutos em velocidade baixa e depois mais uns 3 minutos em velocidade alta. Vai render mais ou menos um pote de sorvete de creme.




O bom da receita é que ela pode ir para o congelador (mas não congela, fica apenas um creme espesso) para ser usado a qualquer hora. Para saborear, basta aquecer uma xícara de leite e misturar uma colher do creme. Fica parecendo um capuccino. Aliás, quero ver se da próxima eu misturo um pouco de chocolate em pó e canela, para ter um creme sabor capuccino. Será que “funfa”?


Close na "caneca de estimação". Ganhei da minha mãe logo depois da minha formatura:

Reações na hora da comida: contei a história toda para o marido antes de começar a comilança, que tinha “aprendido” a receita com a Tati. Ele deu uma bocada, suspirou, disse “bah”, e finalizou: “nem sei quem é Tati e nunca vi o blog dela, mas to começando a gostar da mulher” hehehehe
E eu achei a receita o máximo, acho que vocês tem que provar também!
Beijos

14 comentários:

Anônimo disse...

Amiga, até que enfim você mostrou alguma coisa que eu já fiz! kkkkk...esse café é tudo de bom e esse rocambole tem sempre aqui em casa...adoro!

Beijo, beijo!

Unknown disse...

Eu não conhecia essa receita do rocambole, é uma sacada essa receita.... vou fazer! Adorei o passo-a-passo. Bjs amore!

Tati - Panelaterapia disse...

Amiga isso não é post, é uma homenagem!!!
Adorei!!!
Fiquei super feliz de vocês terem aprovado as receitas!!!
Obrigada pelo carinho!!!
Bjs

Leci Irene disse...

Bom dia,guria! Este rocambole dá água na boca! Deve ficar uma delicia!
beijos

PratosdaBela disse...

Muito bom aspecto...
Gostei bastante,
Bom Carnaval...

Jinhos fofos

Iliane disse...

esse rocambole é tudo de bom..aqui em casa ele sempre aparece na sexta feira a noite!!!e..êsse café?que maravilha!!!tambem faço comvc... quando estou com tempo!!!olho blog desde o começo..e acho..maravilhas tambem..bjus

"Manjares da Manu" disse...

Este rocambole é tudo de bom,quanto ao café eu já fiz,porém não gostei, talvez seja por não gostar de café intantâneo!!!Mas acho que vai de paladar!!!Ele é muito interessante parece que não vai dar certo, mas depois fica bem bonito,parecendo uma nuvem!!!!

Bom fim de semana!!!

www.culinariasaborecor.com disse...

Adorei essa idéia de fazer o rocambole com a massa de pastel, e esse café cremoso é tudo de bom. beijnhos

Nane Cabral disse...

Olá Dani, eu amo o Panelaterapia e acho a Tati uma queridíssima. Já fiz o café cremoso e acho incrível, mas qdo fiz eu tirei do Rainhas do lar. E essas receitas com pastel são maravilhosas né? eu costumo fazer pizza de massa de pastel (já até postei no meu blog), mas o rocambole é espetacular, vou tentar. Bjos, Nane www.vovoqueensinou.blogspot.com

welze disse...

acho que com a massa pré cozida fica mais gostosa. com a de pastel não gostei muito. vou fazer do seu jeito

Fla disse...

Concordo, o blog da Tati é uma delícia.
Mas sabe que eu fui tentar fazer o rocambole uma vez e a minha massa era muito curta, menina não deu certo...rs... preciso tentar de novo.
Beijos

SoraiaSilva disse...

Esse rocambole ficou com um aspecto magnífico :D
ADOREI!
Beijinhos*

Álbum da Cozinha disse...

Aiiiiiiiii
Dani
Adorei a caneca!
Bah guria, eu adoooooooro teu blog.
Bj♥

LUCAS SIZA disse...

Adicionei 1 colher de sopa de chocolate em pó e um pouco de canela na hora de bater e ficou ótimo!!