
- Tempo de preparo: 1 hora e meia
- Rendimento: 6 porções
E eu vou dizer uma coisa...tem vez que a gente acaba pegando amigo pelo estômago...hehehe brincadeirinha...mas que é bom fazer o pessoal "encher a pança", ah isso é...
Em uma das muitas reuniões de amigos que minha irmã organizou, ela fez a receita de rocambole de carne que eu estou postando hoje. É claro que eu não poderia ficar sem pedir a receita, não é mesmo?
A vantagem desse rocambole é que é uma receita fácil, barata, que alimenta uma galera e que pode ser usada em praticamente qualquer ocasião gastronômica na nossa casa.
Rocambole de carne
- 1kg de carne moída
- 1 cebola grande bem picada
- 1 dente de alho grande bem picado
- 1 ovo
- 1 pimentão pequeno picado
- 1 tomate pequenho picado sem semente
- 3 colheres de sopa de farinha de trigo
- azeitonas
- tempero verde
- Sal e pimenta a gosto
Recheio - 3 ovos cozidos picado ou inteiro
- 100 gr de presunto
- 2 linguiças tipo calabresinha picadas ou inteiras
- 1 cenoura cozida
- 100 gr de queijo mussarela.
Para o recheio vale usar a criatividade. Mas o queijo é imprescindível, pois ajuda o rocambole a manter a sua "estrutura". Requeijão, ou outros legumes, por exemplo, são muito bem-vindos
Modo de preparo:
Em uma tigela, misture bem a carne, a cebola, o alho, o pimentão, o tomate, as azeitonas, o tempero verde, o sal e a pimenta. Acresente o ovo cru e a farinha misturando bem para dar liga. Coloque sobre a mesa um papel filme e despeje a mistura de carne, formando uma camada de cerca de 1 dedo de altura.
Coloque o recheio (pode ser colocado apenas na ponta para fazer um recheio principal ou espalhar sobre todo o rocambole). Com o auxílio do papel filme, vá enrolando e formando o rocambole. Espete com palitos de dente para que fique firme. Ponha em uma forma untada.
Coloque um fiozinho de azeite de oliva por cima do rocambole, feche a forma com papel laminado e leve ao fogo pré-aquecido a 180°C por aproximadamente 45min. Após este período, retire o papel laminado e asse por mais algum tempo, para que o rocambole doure.
Dicas da Dani
- Utilizar carne "de segunda" traz um resultado melhor, pois o rocambole fica mais molhadinho.
- Se preferir, pode misturar à carne moída uma unidade de linguica tipo colonial, desmanchada. Isso forma um rocambole de carne mista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário