terça-feira, 17 de novembro de 2009

Charlotte de Rocambole e Doce de Leite


Existe uma coisa sobre a culinária que é a mais pura verdade: comida não é só para o estômago não. Comida é também um bálsamo para os olhos! A comida pode ter o melhor gosto do mundo, se ela não tiver um aspecto bonito, mais cedo ou mais tarde alguém ainda vai torcer o nariz olhando para ela.

Quando o assunto é enfeitar o prato, eu lembro muito da minha mãe, que enfeitava os pratos com vários tipos de desenhos para incentivar eu e a minha irmã a comer (como se isso fosse difícil hehehe). Mas ela fazia: desenhava rostinhos no purê de batatas, cortava beterrabas para que parecessem flores, pegava um ovo cozido e a tampa de um tomate e fazia um cogumelo...mas eu concordo que de vez em quando bate aquela preguiça danada de ficar fazendo qualquer tipo de enfeite com a comida.
Para essas horas, o ideal é ter uma receita que já é enfeitada por si só. Descobri essa receita no site M de Mulher, e achei ela uma ótima pedida para aqueles dias que vamos receber alguma visita ou que queremos pegar alguém pelos olhos hehehe
Vamos então à receita:

Charlotte de Rocambole e Doce de Leite

1 rocambole de doce de leite (150 g)

Recheio:
1 envelope de gelatina incolor sem sabor.
4 colheres (sopa) de água.
1 xícara (chá) de creme de leite.
1 xícara (chá) de doce de leite pastoso.
1 xícara (chá) de leite

Cobertura:
4 colheres (sopa) de doce de leite cremoso (para quem vive aqui pelas bandas do Sul, ou para quem foi para Uruguai e Paraguai, existe um doce de leite maravilhoso chamado Lapataia. Esse eu assino embaixo! Exige um pouquinho mais do bolso, mas é Mara!)

Modo de preparo:

Corte o rocambole em sete fatias e disponha-as na lateral de uma forma de 16 cm de diâmetro com fundo removível. Reserve. Recheio: Hidrate a gelatina na água e dissolva em banho-maria. No liquidificador, bata o creme de leite, o doce de leite, o leite e a gelatina. Ponha na forma com o rocambole e leve à geladeira até endurecer. Desenforme e cubra com o doce de leite.
Beijocas!

18 comentários:

Tatiana disse...

Realmente é uma sobremesa linda Dani!
Adorei a dica!!!
Bjs

SoraiaSilva disse...

Uma delícia para os olhos e para o paladar :p
Beijinhos*

Sarinha disse...

Dani, que tentação!!! Adorei!!!

Anotada!

Bjos

Blog da Chris disse...

Gente, o que é isso?! rsrsrsr
Parabéns.

Bjs

Grazy disse...

Olá Dani, ficou mesmo uma linda e apetitosa sobremesa. Parabéns!

welze disse...

simplesmente maravilhosa essa receita.

Abelha Maia disse...

Linda e bem deliciosa.
bjsss

»¤Þ䵣䤫 disse...

Vou receber visitas na sexta, adorei a sugestão Dani! Bjokas e uma semana maravilhosaaaaaaaa...

TATA disse...

Dani linda, acabei de fazer e se for gostosa ( que creio que seja) como é bonita...vou ter que fazer quase todos os dias..meu marido e meu sogro..são loucos por doces...

Obrigado pela postagem foi de muita valia..

Iliane disse...

que lindo que ficou..uma presença maravilhosa..e você tem razão!!a aparencia conta muito..e alem de ter ficado deliciosa..com esses ingredientes..bjus

Tânia disse...

Ai Dani...tem razão mesmo...comi com os olhos....delícia!
Bjs

Federica disse...

oh mio Dio che buonoooooooo!!

Fabiana disse...

Dani,
Eu também....primeiro como com os olhos.
Não é a toa que em um dos meus posts anteriores, tive que dar uma encrementada em algumas tâmaras que meu marido comprou.rs...rs..
adorei a sua sobremesa!
delicia!
bjs

Clau disse...

Que maravilha Dani e bem prática.Bjus sabor doce de leite.

Raul Carneiro disse...

bem bolado. parabens. abcs

a Trofa tem cozinheira disse...

isso é 1 delicia para os olhos!!! imagino o sabor!!! UAU!

Rachel disse...

As vezes, vale a pena se perder um tempinho enfeitando um prato, isso demonstra o carinho com que você o preparou. De qualquer jeito, qualquer um faz! Bjuss!!!

Elisabete disse...

Linda e saborosa concerteza. Amo leite condensado e por isso qualquer sobremesa que seja com leite condensado pra mim fica delícia. Ficou também muito bonito ao olhar.