segunda-feira, 15 de março de 2010

Sábado é dia de...pizza!

Dia desses eu e minha amiga Giovana nos juntamos para experimentar a massa de pizza que ela faz. Sempre fizeram uma propaganda danada da tal da pizza, o namorado dela me dizia que ficava igualzinha a de rodízios. Juntamos os dois casais, e fizemos umas 4 pizzas, uma de cada sabor. Gente gulooooosa heheeheh, mas tudo na vida tem uma explicação: tá certo que a gente contribuiu para essa comilança toda, mas os “excelentíssimos” tem, cada um, quase dois metros de altura, tem que dar um jeito de “rechear” as crianças hehehe

 
No sábado agora, resolvi repetir a dose. Peguei um pouco da massa que tinha sobrado (aham, aham, dá pra congelar, yeeeessss) e fiz uma bela de uma pizza portuguesa (que é a minha preferida). Me senti a verdadeira nonna abrindo massa de pizza em pleno sábado hehehe, mas fazer o que, era melhor eu ficar por casa mesmo, no dia seguinte eu tive que acordar às 06:30 da manhã porque tinha concurso lá nos cafundós de Porto Alegre. Em um domingo, uuuui!

 
E óbvio que eu não podia deixar de fotografar o feito e colocar aqui no Nossa Cozinha! Claro que as fotos não ficaram boas, mas um dia eu aprendo a fotografar igualzinho às minhas colegas blogueiras hehehehe

 
Na receita, a massa rende oito pizzas e o recheio, apenas uma. Mas, como eu disse, a massa pode ser congelada para você usar sempre que quiser.

 
Pizza (Portuguesa)

 
Ingredientes para a massa 
  • 1 kg de farinha 
  • 150ml de leite frio 
  • 300ml de água fria 
  • 1 pacote de fermento para pizza  
Ingredientes para o recheio: 
  • 8 fatias de queijo
  • 7 ou 8 colheres de molho pronto para pizza (utilizei da marca Predilecta)
  • 8 fatias de presunto picados
  • 1 tomate
  • ½ cebola
  • 7 ou 8 azeitonas
  • ¼ de pimentão verde
  • 1 ovo cozido
  • orégano
  •  Modo de preparo:
  • Misture os ingredientes da massa, sove bem e deixe descansar por duas horas, para que cresça.
    Depois, pegue um pedaço da massa, e abra bem, com a ajuda de um rolo. Quanto mais fininha, mais crocante fica a massa. Coloque uma camada fina sobre uma forma de pizza untada com um pouquinho de óleo (como forma de pizza anda em falta em casa, utilizei uma assadeira retangular.) Retire bem os excessos dos cantinhos da forma, de forma que toda a forma fique com uma massa bem fininha. Não precisa ter medo de não ficar bem retinha, deixe os malabarismos e pizzas milimetricamente redondas para os pizzaiolos.

  •  
    Espalhe o molho para pizza sobre a massa, com a ajuda de uma colher. Distribua as fatias de queijo por toda a forma. Em seguida, acrescente o presunto picado (para picar, eu fiz um rolinho com as fatias e fui cortando bem fininho, como se fosse uma couve). Corte o tomate e o ovo cozido em fatias e distribua sobre a pizza. Agora, corte a cebola, o pimentão e as azeitonas em rodelas e espalhe sobre a pizza. Como eu não tinha azeitona sem caroço em casa, peguei algumas com caroço e cortei em lascas (porque ninguém merece um caroço de azeitona no meio da pizza, né?). Espalhe tudo sobre a pizza. Finalize com um punhado de orégano.

     
    Leve para assar, por cerca de 20 minutos, a 220ºC.


     

    E voilá! Puxa no copo de coca-cola e manda bala!

13 comentários:

»¤Þ䵣䤫 disse...

Dani que linda que ficou sua pizza, vou anotar essa massa da sua amiga Gi! E como vc foi no concurso??? Bjokas

Drê disse...

Eu fiz com o leite morno,e deu super certo,existe alguma diferença?

Iliane disse...

ficou linda a sua pizza..adoro pizza protuguesa..gostei da sua massa tambem..muito boa dica essa de congelar..bjus

Sónia Meirinho disse...

eu amo pizza e este domingo tambem vou juntar a familia em casa e fazer umas belas pizzas para todos!! vai ser um belo lanche e jantar juntos!! eheh
beijinhos

Thais disse...

Dani, lindona essa sua pizza!!!! Aposto que deliciosa tbém!
beijinhos!

Alice4161 disse...

Buonissima la pizza...brava!!

Luciana Sá disse...

Hummmm que delícia!!! Ficou linda sua pizza e com uma carinha apetitosa.
Beijo.

Cuca disse...

Eu adoro pizza!!! Ficou com óptimo aspecto!!!
Beijos*

Trainee de Cozinheira disse...

Ficou bonita heim!bjs
Maura

Tânia disse...

Adoro testar massas de pizza novas...sempre é mais um pretexto prá reunir as cobaias...:D
Vou levar a sua...
Beijinhos

Fabiana disse...

Dani, ficou maravilhosa a sua pizza! Só fiz umas duas vezes lá em casa, abrir a massa cansa tanto que dá preguiça, rs.

Bjs!

Fla disse...

Pizza feita em casa é tudo de bom hein?
ADorei.
Beijos

Maria Inês Feijó disse...

Que delíciaaaaaaaa!!!Amo pizza portuguesa!!!!!Bjs