segunda-feira, 24 de maio de 2010

Semana de Nossa Senhora de Caravaggio

No dia 26 de maio, comemora-se o dia de minha santa protetora, Nossa Senhora de Caravaggio. Na cidade de Farroupilha, no Rio Grande do Sul, está o maior santuário brasileiro dedicado à Santa. E desde esse final de semana, milhares de pessoas dirigem-se à Farroupilha a pé, pagando promessas e honrando a esta mãe poderosíssima. Uma pessoa ilustre que é devotíssimo da Santa é o técnico de futebol Felipão, que atribui grande parte do seu sucesso à proteção desta Mãe. Eu mesma devo muitas graças a esta Santa, e, como pagamento de promessa, mantenho uma imagem dela na minha sala, para que ela sempre abençoe o meu lar.

A primeira aparição desta Santa foi em 1432, na cidade de Caravaggio, entre os estados de Milão e Veneza. Em uma época de muitas guerras e facções, às 17 horas da segunda-feira, 26 de maio de 1432, acontece a aparição de Nossa Senhora a uma camponesa, Joaneta Varoli, que sofria muito, por causa do marido, Francisco Varoli, um ex-soldado conhecido pelo mau caráter e por bater na esposa. Maltratada e humilhada, Joaneta colhia pasto em um prado próximo, chamado Mezzolengo, distante 2 km de Caravaggio.

Entre lágrimas e orações, Joaneta avistou uma senhora que na sua descrição parecia uma rainha, mas que se mostrava cheia de bondade. Dizia-lhe que não tivesse medo, mandou que se ajoelhasse para receber uma grande mensagem. A senhora anuncia-se como “Nossa Senhora” e diz: “Tenho conseguido afastar do povo cristão os merecidos e iminentes castigos da Divina Justiça, e venho anunciar a Paz”. Nossa Senhora de Caravaggio pede ao povo que volte a fazer penitência, jejue nas sextas-feiras e vá orar na igreja no sábado à tarde em agradecimento pelos castigos afastados e pede que lhe seja erguida uma capela. Como sinal da origem divina da aparição e das graças que ali seriam dispensadas, ao lado de onde estavam seus pés, brota uma fonte de água límpida e abundante, existente até os dias de hoje e nela muitos doentes recuperam a saúde.

Joaneta, na condição de porta-voz, leva ao povo e aos governantes o recado da Virgem Maria para solicitar-lhes – em nome de Nossa Senhora – os acordos de paz. Em suas visitas, levava ânforas de água da fonte sagrada, que resultavam em curas extraordinárias, prova de veracidade da aparição. Os efeitos da mensagem de paz logo apareceram. A paz aconteceu na pátria e na própria Igreja. Até mesmo Francisco melhorou nas suas atitudes para com a esposa Joaneta.

Foram os imigrantes italianos que trouxeram para o Brasil, e para o Rio Grande do Sul a crença em Nossa Senhora de Caravaggio.

A capela em Farroupilha foi inaugurada em 1879, ano I do início da devoção a Nossa Senhora de Caravaggio e ano primeiro das romarias que seriam futuramente concorridas e numerosas.

A estátua de Nossa Senhora de Caravaggio que encontra-se no altar do Santuário Diocesano, foi fabricada em Caxias do Sul/RS no ano de 1885, pelo escultor Pietro Stangherlin. A imagem foi trazida a pé pelos imigrantes de Caxias do Sul e colocada no altar da nova igreja, construída em alvenaria.

A construção do atual Santuário de Caravaggio durou exatamente 18 anos (1945 - 1963). Imponente, com seu estilo romano e capacidade para 2 mil pessoas, uma das características mais marcantes da construção está nos grandes ambientes e na iluminação que preenche as salas do santuário. Dentro, existe uma fonte de água (lembrando a Aparição de Nossa Senhora), benta em 26 de setembro de 1985.




Oração à Nossa Senhora de Caravaggio


Ó Maria, Virgem Santa de Caravaggio,
do presépio até a cruz cuidaste do teu Filho,
e para Joaneta, foste consolação e fonte de paz.
Mostra-nos o Salvador: fruto do teu ventre,
e ensina-nos a acolher Jesus
e seguir seu Evangelho.
À tua proteção recorremos, ó cheia de graça,
em nossas necessidades: livra-nos dos perigos;
ajuda-nos a vencer as tentações;leva ao Senhor nossa prece
e mostra que és nossa mãe, a mãe que ele nos deu.Roga por nós, Nossa Senhora de Caravaggio,
para que sejamos dignos das promessas de Cristo.


Amém.

Que Nossa Senhora de Caravaggio nos abençoe e nos encha de paz, amém!


Fonte: Wikipedia

2 comentários:

»¤Þ䵣䤫 disse...

Bom dia Dani, não conhecia a história de Nossa Senhora de Caravaggio, muito bonita, adoro post informativos! Bjinhos e uma semana muito abençoada!

Fla disse...

Poxa, também não conhecia a história dela.
Amém!
=)
Bjs