quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Segredos de um bom grelhado




Às vezes vamos em restaurantes “que servem grelhados” e vemos aquela baita chapa com carnes e o cozinheiro tacando óleo por cima dos filés. Isso não é grelhar não! Em carne grelhada não vai um pingo de óleo!
O que é a carne grelhada, afinal de contas?
Grelhar é levar alimentos ao intenso calor e assá-los até que fiquem no ponto desejado.
Eu levei um bom tempo até conseguir fazer um grelhado decente, só fui aprender depois que comecei a “me encarnar” nesse negócio de blog e fui pesquisando as técnicas. Antes disso, acabava sempre deixando o bife um pouco seco.
Como acredito que alguns mortais como eu também tenham essa dificuldade, resolvi colocar aqui as técnicas que eu aprendi para um bom grelhado. Cada um tem os seus truques (alguns até dizem que não lavando a panela fica aquele gostinho especial heheheh), mas o que eu uso são esse aqui Lembrando sempre que alimentos grelhados, além de facílimos de preparar são muito saudáveis.

Primeira dica: escolha a panela onde você vai grelhar a carne. Existem grelhas próprias para o fogão, mas se você não tiver isso em casa, pode utilizar uma paellera ou até mesmo uma frigideira. O importante é que a carne caiba inteira no recipiente. Eu dou preferência por materiais em teflon ou em ferro (mais ainda para o ferro) para evitar que a carne grude na panela.

Segunda dica: escolhida a panela, coloque-a no fogo e deixe que esquente bem. Isso vai facilitar na hora de selar a carne.

Terceira dica: a maior briga na hora de fazer um grelhado é não deixar que o suco da carne se perca. Você consegue isso selando a carne. Coloque a carne na chapa (já bem quente) e espere por alguns instantes até ela selar (ganhar cor de carne assada, com as fibras de cima da carne levemente tostadas). Vire do outro lado e deixe selar também.

Quarta dica: Só coloque sal e pimenta depois que ambos os lados estiverem selados. Demorou para eu aprender, mas o sal na carne ainda crua facilita a perda dos líquidos, deixando o alimento seco.

Quinta dica: não espete a carne com garfos ou facas. Isso abre buracos por onde o líquido da carne escorre. Vire os bifes com a ajuda de uma espátula.

Espero que tenham gostado das dicas.

5 comentários:

Fabiana disse...

Dani, adorei suas dicas. Vou coloca-las em prática. Bjs!

a. luz disse...

Nossa!!! muito boa as dicas!!!
Muito muito muito úteis!!
Eu sou chegada numa carne bem passada, e não há meio de conseguir que ela fique bem passada mas suculenta!!! Vou fazer com suas técnicas, com certeza!!!=)

Beijokas!

Ana Luz
www.artedetemperar.blogspot.com

Delícias da Andréa disse...

Que dica maravilhosa!Essa sua carne com aspecto maravilhoso.Valeu pela dica.

andreaquitutes.blogspot.com/

bjos, Andréa...

Camilinha Pavan disse...

Hummmm! Adorei!
Beijos Mili Pavan

Silmara F. disse...

Oi amiga, vim te visitar.
Esses dias ando meio sem tempo, mtos afazeres.
Mas gosto mto de visitasr as amigas blogueiras.
Bjs e mto sucesso pra você.