quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Pudim de leite condensado

  • receita escrita em 03/08/2009 e adaptada para o site



  • Tempo de preparo: 1 hora e 20 minutos
  • Rendimento: 10 porções


É difícil ter alguém que não goste do bom e velho pudim de leite! Até meu avô, que não gosta de doce, se rende de vez em quando a uma fatia ou outra. Minha mãe então, que é formiga de carteirinha, conta que quando era recém-casada com meu pai, fazia um pudim de leite, partia no meio e cada um com uma metade ia pra frente da televisão olhar filmes.
Só que esta receita aparentemente simples, tem alguns segredinhos. Segredinhos estes, que eu confesso, fui aprender só no início deste ano. Antes disso, cruuuuzeeees....misturava a calda com o pudim, ou ele não cozinhava direito...maior loucura.
Agora, que eu aprendi a fazer um pudim descente, posso me dar ao luxo de postar aqui tanto a receita quanto os seus segredos.
Vamos então, para a primeira receita desta semana: pudim de leite condensado!

Pudim de leite condensado

  • 1 lata de leite condensado
  • 1 lata de leite comum
  • 3 ovos
  • 1 xícara de açúcar refinado (para a calda)

Modo de preparo:

Vamos começar pela calda: derreta o açúcar no fogo médio em uma forma própria para pudim. Assim que caramelizar, retire do fogo para que não queime e deixe esfriando. Enquanto ela esfria, bata no liquidificador os ovos, o leite condensado e o leite.
Assegure-se que a calda está fria, para que ela não se misture com o pudim e despeje o conteúdo do liquidificador na forma. Para quem tem forma com tampa, tampe a forma e feche corretamente. Para quem não tem, cubra a forma com papel alumínio.
Cozinhe o pudim em banho-maria por cerca de 40 minutos. Retire do fogo, espere esfriar um pouco e desenforme. Leve à geladeira.

Dicas da Dani

  • Deixar a calda esfriar antes de despejar o conteúdo do pudim é muito importante. Sem isso, a calda ira se misturar e o pudim ficará escuro e muito doce. Não se preocupe que ela endureça, o banho-maria fará ela amolecer novamente.
  • Desenformar um pudim é um verdadeiro trabalho de mestre para alguns. Eu gosto de passar uma faca (com bastante cuidado) nos lados da forma e no meio, deixando que o pudim se solte bem. Coloque um prato sobre a forma e vire o pudim.
  • Como eu gosto do pudim sem furinhos, eu cozinho ele desta maneira que está na receita. Mas há quem diga que se deixar ele cozinhar por mais tempo (cerca de 1 hora) ele fica cheio de furinhos. Vale a pena tentar, não é?

22 comentários:

Roberta disse...

Oi Dani!
Eu fazia o pudim com mais uma medida de leite e ficava cheio de furinhos e eu não gosto assim. Ai tive a brilhante idéia de diminuir o leite e Tchan nã! Ficou maravilhoso...rs Hj faço igual a sua receita. Beijos

Ju Frâncica disse...

Oiii....eu sou como minha mãe diz.....o tipo de mulher que vai sempre morar com a mãe...caso contrário morro de fome....ou terei que casar com um cozinheiro....rsrs....Bom...eu adorei seu blog e estou te seguindo....além de estar nesse momento me preparando para o pudim....se eu conseguir fazer....já dá para ter uma sobremesa....kkk....Bjs.....

Joana Santos disse...

O leite condensado é cozido antes ou não é preciso?

Danieli disse...

Não é preciso cozinhar o leite condensado. Basta apenas adicioná-lo no liquidificador.

Anônimo disse...

A forma tem q ser untada?

Anônimo disse...

Oi Dani!! Vou tentar fazer um pudim pela primeira vez! Achei sua receita super pratica e bem detalhada!
So um pergunta, eu desinformo o pudim ainda quente?

Anônimo disse...

Se vc desenformar quente o pudim irá se quebrar, após ti´r-lo do forno, deixe esfriar e depois coloque na geladeira por mais ou menos 1h ou 2h.Aí estará perfeito para desenformar!

Thais Hilsdorf disse...

Ahhhhhhh vou fazer .... meu marido adoraaaa!! Bjks Tha Hilsdorf

evelize souza disse...

oi! linda, adorei essa receita ficou ótimo ; o pudim q fiz igual o seu....bjsss ♥♥

Bruna disse...

aaaai amei! nao consigo nem fazer miojo direito, e o meu pudim ficou perfeito e muito gostoso. obrigada pela receita e pelas dicas :)

geizy disse...

nossa!!! como sua receita fácil e pratico ..amei e meu marido..adoro foi a primeira vez que eu fiz..para ele por que só avó dele que fazia para ele ..e agora com sua receita..fico mais fácil..kkk

Anônimo disse...

gente, eu quero saber quantos grau é para colocar o forno, pq ja tem tempo q não faço e tou na dúvida me ajuda????
SÔNIA

Anônimo disse...

GENTE EU QUERO SABER DA TEMPERATURA DO FORNO É DE QUANTO MESMO ESQUECI, POIS JÁ TEM TEMPO NÃO FAÇO, E EU ADORO ESSE PUDIM!!!!ME AJUDA, POIS ACABO DE FAZER UM E COLOQUEI NO FORNO DE 220 A 260 É ISSO MESMO? RRSS

Catarina Nogueira disse...

Olá, Dani!
Comprei hoje uma forma de pudim com tampa e tive de experimentar uma receita nova.. Mas queria algo bem simples e rápido de preparar (aparte o tempo de cozedura, claro) e vim aqui ter a esta receita.
Só posso dizer uma coisa: em casa ADORÁMOS!
Amanhã sai no no "Fatias" com a devida menção da origem :)
Passa por lá e espreita :)

Beijinhos (docinhos de ter acabado de comer uma fatia generosa)
Catarina (Vai uma fatia?)

Nilda disse...

Eu faço o pudim dessa maneira e sempre deu certinho. O segredinho da calda caramelizada realmente faz toda diferença.
Estou fazendo mais uma vez para minha filha levar na festinha de confraternização do trabalho dela.

Unknown disse...

Estou testando a sua receita aqui para levar para os engenheiros alemães que trabalham comigo... vamos ver o que eles acham! obrigada por postar! bjs

Pétula disse...

vou fazer um pudim pela primeira vez, vou seguir a receita direitinho, depois conto como ficou rsrsrs....

Anônimo disse...

quanto tem uma lata de leite ?

Carolina disse...

A quantos graus deve cozinhar o Pudin no forno?

Anônimo disse...

Vou fazer pela primeira vez esta receita,espero que de certo, é para um evento, que Deus mem ajude

Anônimo disse...

Olá, eu derreto somente o açúcar e fica igual se tivesse com água, mas essa de esperar esfriar a calda eu não sabia, sempre tive problemas com isso!

Anônimo disse...

E O SEGUINTE A LATA DE LEITE E A MESMA MEDIDA DO LEITE CONDENSADO?