segunda-feira, 31 de maio de 2010

As receitas da gauchada para essa delícia de frio!


Amanhece em Porto Alegre! Faz 12ºC!
Em Caxias do Sul a temperatura agora é 9ºC!

Em Uruguaiana, 7ºC é a temperatura!


Foram essas as primeiras palavras que ouvi hoje, meio sonolenta, ligando o noticiário da manhã. Acordei hoje, coloquei uma blusa de lã, um casaco bem quentinho e umas botas. Que delííííííciaaaaa!

Para os gaúchos, ainda não é frio, frio pra valer. No inverno, a temperatura aqui chega aos 4ºC tranqüilo, tranqüilo. Acho que o maior frio que eu peguei foi em julho de 2002, em Gramado, -2ºC!

Mas eu adoro, sou apaixonada! Adoro as roupas que a gente usa no inverno, o humor que a gente fica no inverno, e, é claro, as comidinhas quentinhas que chegam a confortar a alma!

E foi dando aquela fuxicada pelos blogs destes pampas gaúchos que eu encontrei receitas maravilhosas para o frio.


Primeiro, o blog da minha companheira de “formiguices”, a Maria Inês, de Porto Alegre, o "Receitas Favoritas do Formigão", que preparou receitas ótimas na última semana, entre elas a de um chazinho calmante. Olhem a receita e me digam se não dá aquela vontade de chegar do trabalho, tomar um banhinho quente, se enrolar num roupão bem fofo, fazer esse chá e ir para baixo de uma coberta. Verdade que se eu tomar chá com maracujá e durmo em...digamos...um minuto e meio hehehehe. Outra receita que não dá para perder é a de macarrão caseiro com molho de frango, também bem comum por estas bandas durante o inverno.


Depois, tem o novo blog que eu descobri, o Cheirinho de Tempero, da Débora, de Caxias do Sul. Nunca escondi para ninguém que sou apaixonada por essa cidade. Como eu já disse outras tantas vezes aqui no blog, eu ainda vou morar em Caxias, nem que seja numa barraquinha em frente a igreja por duas semanas, mas moro hehehehe. E uma das coisas que eu amo sobre a cidade é a culinária italiana típica do local e muito presente no blog da Débora (e sabe como é, sendo descendente de italianos como eu sou, vendo qualquer coisa ligada à Itália, os genes começam a dançar dentro do corpo), entre elas, a sopa de Agnoline (que muitos conhecem por sopa de capeletti), que ela postou na última semana! D-e-l-í-c-i-a! E figurinha carimbada na minha casa no inverno.




E também as receitas do Daniel, no Daniel’s Kitchen, outro blog que descobri recentemente. O Daniel mora em Belo Horizonte, mas segundo me contou, nasceu aqui no RS. As receitas dele são muito caprichadas e práticas! E essa última que ele postou, de legumes assados então...huuuuum! Visitem o blog do meu xará, tenho certeza que vocês vão gostar!


E por último, mas não menos importante, o blog da Ju, aqui de Porto Alegre, o “Ju sem Pressa”. No blog, tem uma receita “magavilhosa” de nhoque, um prato que eu acho t-u-d-o-d-e-b-o-m! Além disso, tem também uma receitinha ótima de chá que ela tirou do blog da Fla, com gengibre e canela, um conforto e tanto para as noites de frio!





Espero que vocês tenham gostado desse apanhado de receitas para o inverno que está chegando. E espero também que meus colegas blogueiros aqui do sul continuem postando estas receitas maravilhosas e recebam o devido prestígio que merecem por seus blogs maravilhosos!

Beijos e boa semana!

7 comentários:

Catarina Nogueira disse...

Acho fantástica este diferença de hemisférios! Na terra dos Portugas está finalmente o tempo a ficar quentinho! O tempo de camisolas de lã já passou, e agora só se vêem saladas e coisas frescas! (Mas também adoro comida de inverno)

Blog da Nô disse...

Dani, depois vou bisbilhotar em todos os blogs recomendados! Alguns já conheço!
Aqui está calor, muito calor!
Beijos!
:o)

Débora disse...

Dani querida, adorei! Fico feliz que goste das postagens e do blog, queria ter tempo pra fazer mto mais! Bjos e Obrigada pelo carinho!

Daniel disse...

Imensamente grato!
Obrigado pela ajuda! Já aparaceram mais 3 seguidores! hehe
Opções para o frio é uma boa hein!
bjs

Fla disse...

Ei, tem vários blogs que não conheço. Vou lá conhecer. Obrigada das dicas.
Bjs

Maria Inês Feijó disse...

Oi guria!!!No nosso sotaque: Bah guria!!!Fiquei tri feliz com a lembrança!!!!Hehehehehe. Dani, muito obrigada pela homenagem, tu é uma formiguinha muito fofa!!!!Beijos, já votei em ti!!!!!!!!!!!!!

Juliana disse...

Coincidência as cidades que tu citaste... Amanhã vou para Caxias e na próxima semana, para Uruguaiana! Frio é comigo mesmo, rsrsrs! Beijão