terça-feira, 18 de maio de 2010

Sopa de legumes (light e com sabor)

Sopa...”soparceira”!
Com o minuano começando a ventar aqui para as bandas do sul, nada melhor do que uma sopinha para esquentar a alma.


Como as porcarias andaram reinando lá em casa, eu e o marido combinamos que retomaríamos a reeducação alimentar que tanto estamos precisando e que combinamos de fazer no início do ano e não fizemos coisa nenhuma. Para ele, não adotar a reeducação até que não foi tão ruim, ele é "magro de ruim" e joga de vez em quando uma bolinha, teoricamente é uma pessoa saudável, mas para mim, que tenho tendência para engordar e estou parada por conta da lesão do joelho, a coisa tá bem diferente. Então, combinamos algumas coisas: redução drástica do refrigerante (para ele 2 copos por semana, para mim, nem o cheiro hehehe), substituição de lanches por água de coco para acelerar o metabolismo (explicarei essa história melhor nos próximos posts), almoço do refeitório da empresa hiper ultra mega balanceado e...e....sopa de legumes com carne para o jantar!

E, como a sopa de legumes será a refeição que reinará lá em casa pelos próximos meses, nada mais correto do que postá-la aqui.

Talvez ela não seja a sopa mais light do momento, eu sei que dá pra fazer algumas coisas como tirar o caldo de carne e a batata. Mas é que também não dá pra cortar tudo né, tirar o macarrão da sopa já foi uma baita de uma conquista. Mas estou aberta a vossas sugestões:


Sopa de Legumes da Dani (porção para duas pessoas)

  • 1 batata grande picada em cubos
  • 1 cenoura picada em tiras
  • 1 xícara de brócolis em pequenos buquês
  • 1 folha de couve rasgada em pedaços
  • 200 gramas de carne moída
  • 1 cubo de caldo de carne (para diminuir a gordura, opte pela linha Vitalie, da Knorr)
  • água quente (o suficiente para cobrir os ingredientes)
  • 2 colheres de sopa de óleo para refogar (eu uso de girassol)
  • sal à gosto.
 Primeiro, refogue a carne no óleo com o caldo de carne (não precisa diluir). Deixe que fique bem cozido e solto. Adicione todos os legumes e refogue por mais alguns instantes. Adicione o sal a seu gosto e a água quente, cobrindo todos os ingredientes. Deixe ferver até que a batata cozinhe. 
E voilá! Pratinho nutritivo, light, e que dá um ânimo e tanto para o frio!

12 comentários:

Anônimo disse...

Amiga, eu e marido estamos tentando criar um pacto desses...estamos bem gordinhos! eu adoro sopa! principalmente em dias frios...mas ele é chato com isso...não gosta de legumes em pedaços...só sopa tipo creme, batida no liquidificador...aí fiz inhame com carne e outro dia, polenta mole com carne moída...ele AMA caldo verde...mas não são lights ..essa de legumes é que é a ideal, mas ele é chatiiiinho!
Vou tentar de novo...quem sabe, né?!
Beijo!

Blog da Nô disse...

Oh, Dani, Dani!
Porque é que a gente tem sempre de cortar aqui, reduzir ali, não "pensar" em coisas maravilhosamente gostosas?! Why? Why? Snif, snif...
Adorei a sopa, porque também estou numa dieta espartana! Na minha dieta não posso nem com o caldo nem com a carne, nem com a batata!
Estou reduzida, no que se refere à sopas, a creminhos de legumes!
:o)

Figos & Funghis disse...

Também sou uma amante das sopas, é muito difícil não gostar de alguma. Bela sopa esta sua, as de legumes são as minhas preferidas!
Bjinhos

Federica Simoni disse...

un ottimo piatto unico! complimenti!

Álbum da Cozinha disse...

YES,,,
aih como quero uma sopinha assim AGORA!
Jinh♥ Dani

Fla disse...

Aqui também foi aberta a temporada das sopas, mas o problema não é a sopa em si, mas o pão, o vinho, o queijo...hehehe.
Bjs

Thais disse...

Dani, já estava com saudades de passar aqui no seu cantinho!!! :)
Amei a sopa. Com esse frio vai muuuuito bem!
Beijocas

welze disse...

por aqui o frio tb já se fez presente, agora é com sopas que saudamos as noites frias, delicia de tempinho

Rachel disse...

O problema Dani, é que se faço essa sopinha, um pratinho só não dá, volto lá...na panela... e repito até acabar...rs!!!
Bjuss!!!

»¤Þ䵣䤫 disse...

Ai Dani vc é mesmo uma comédia, se acredita que também estou "tentando" fazer uma redução alimentar, estou todos os dias jantando sopa, só que sem o apoio de ninguém em casa, o que deixa tudo mais complicado, também aboli o refri, comecei segunda dia 10, por enquanto tive duas recaídas! kkkk... Bjooo...

Juliana Castro disse...

Realmente, o frio atrapalha as tentativas de dieta! Sò dá vontade de comer!
Achei boa a sua sopa, pq tirar tudo de bom tudo que é gostoso tb não rola né! A batatinha vai bem sim! rs

Beijos!

Maria Inês Feijó disse...

Oi Formiga amiga!!!Mas que comportada que tu estás!!!Eu tenho que tomar vergonha e me comportar tb, não tenho problemas com meu peso, mas ando tendo problemas digestivos e intolerâncias alimentares que me incomodam muito. Vou aguardar para saber da água de coco(que eu amoooo) e vou experimentar a sopinha. Beijocas