sexta-feira, 4 de junho de 2010

Legumes à Chinesa


Estão ligados naquela comida chinesa de caixinha? Pois é, depois da comida italiana, é a comida chinesa que tem um lugarzinho especial no meu coração (ou seria no meu estômago?)
Já fazia tempo que eu estava tentando descobrir uma maneira de fazer aqueles legumes chineses com shoyu, mas alguma coisa dava errado, não ficava com o mesmo gostinho.
Ontem, eu dei aquela olhada em uns brócolis e em umas cenourinhas que estavam lá na geladeira, morrendo de frio, e suplicando para serem preparados. Como eu já estava assando uns empanadinhos de frango, achei que seria uma ótima pedida eu tentar mais uma vez fazer legumes à chinesa para acompanhar. E não é que deu certo?
Mas já fica avisado de antemão: é uma receita prática, não uma receita original chinesa. Tentei fazer com os ingredientes que todo mundo tem em casa, então, esquece esse negócio de óleo de gergelim e o escambau porque eles não aparecem aqui na receita (eu até gostaria de ter utilizado, mas se eu comprar, sei que vou usar só uma vez ou outra, por isso eu evito). Aliás, se alguém souber de algum ingrediente legal para colocar aqui e quiser dar uma sugestão, são bem vindos!

Legumes à Chinesa da Dani

  • 1 xícara de brócolis picados
  • 1 xícara de cenoura em tiras
  • 1 xícara de cebola em pedaços bem grandes (eu cortei em poucos pedaços e separei uma camada da outra)
  • 1 xícara de pimentão verde picado
  • 1 cubo de caldo de legumes (utilizei Knorr Vitalie, menos gorduroso)
  • molho shoyu

 Modo de preparo:

 
Refogue todos os legumes com óleo e o caldo de carne. Adicione um pouquinho de água para que não grudem na panela e cozinhem melhor. Quando estiver cozido (o ponto varia, eu gosto de comer eles levemente crus, mas tem quem goste bem cozidinho), adicione o molho shoyu. 
Pronto! Quer mais barbada do que é essa?
E um ótimo acompanhamento para carnes!

 

 
Dicas da Dani
  • Acelga, pimentão amarelo e vermelho, e couve flor são bem vindos nessa receita, mas eu estava sem eles em casa heheeh
  • Se quiser, pode adicionar 1 colher de amido de milho (maisena) diluído em água para engrossar o molho shoyu.
  • Não precisa colocar sal na receita. O caldo de legumes e o shoyu já deixam ela bem temperadinha.

 

4 comentários:

Sandra Peres disse...

Fica muito legal usar uma colher de cat chup também.

Eu compro o óleo de gergelim e faço sempre os legumes assim e o yakissoba, fiz ontem tirei umas fotos, vou tentar postar no blog, tb não faço a original, mas a família come bem, fica muito parecido.
Uso o óleo de gergilim tb para temperar carne de porco, fica uma delicia!!!

Adorei as dicas

Beijão

Raquel Gomes disse...

Dani, pra ficar mais parecido, no fim da receita vc pega mais ou menos meio copo de água e coloca uma colher de sobremesa de maizena. Mistura bem, e joga nos legumes.
Vai dar aquele brilho e cremosidade típicos da caixinha. E isso serve pro Yakissoba, pro frango xadrez, pra tudo que é chinês.
Beijos

PS: O óleo de gergelim é essencial, mas use no final.

Figos & Funghis disse...

Que delícia, adoro preparar comidinhas assim em casa, são fáceis, rápidas e muito deliciosas!
Seus legumes ficaram bem coloridos e apetitosos!
Bjinhos

Fla disse...

Eu sou mega adepta da comida chinesa. faço muito em casa mas confesso que também pego o telefone e ligo para pedir...hehehe.
Adorei sua receita.
Bjs