quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Truques da Nossa Cozinha – Arroz

O arroz é um dos ingredientes mais versáteis que temos disponíveis na cozinha. Podemos fazê-lo no forno, em forma de bolinho, como um bom e belo risoto...e vamos combinar que é difícil encontrar um acompanhamento melhor do que ele para as nossas invenções de todo o dia. Mas o preparo do arroz pede alguns cuidados e segredinhos. Segue então algumas dicas do Nossa Cozinha, para você leitor que, assim como eu, adora arroz:
  • Se você esquecer de colocar sal no arroz e ele já estiver cozido, misture a quantidade de sal para aquela porção em um copo de água e jogue por cima do arroz. Leve a panela de volta ao fogo até secar.
  • Você pode preparar uma porção de arroz para vários dias, refogando com bastante óleo, alho amassado e sal, até soltar da panela. Depois, guarde o arroz na geladeira num recipiente de plástico de vidro tampado. Retire da geladeira só a quantidade que você vai usar e cozinhe normalmente.
  •  Depois que o arroz estiver pronto, faça um furo com um garfo e coloque dentro uma colher de sopa de vinagre. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais dois minutos. O arroz ficará mais soltinho.
  • Se você quiser recuperar um arroz amanhecido, coloque-o numa panela com um pouco de água, mexa, tampe e leve ao fogo baixo.
  • Se o arroz queimar, coloque imediatamente a panela ainda quente e com vapor dentro de um recipiente com água fria. Após alguns minutos o cheiro de queimado desaparecerá. Tire o arroz da panela sem raspar o fundo que queimou.
  • Se você pôs muito óleo para refogar o arroz, coloque a água para cozinhar junto com algumas folhas de alface por cima. As folhas de alface absorverão o excesso de óleo.
  • Para desgrudar restos de arroz do fundo da panela, coloque um pouco de água e vinagre e deixe ferver. O arroz sairá facilmente.
  • Para tirar o cheiro do arroz queimado, basta colocar algumas fatias de pão de fôrma por cima e tampar a panela por alguns minutos.
  •  Cozinhe o arroz sempre com a panela tampada. Assim ele não perde nem o sabor nem a consistência.
Beijos e até a próxima!


14 comentários:

Cida Braga de Sales disse...

Olá Danieli...que dica mais boa, porque as vezes a gente se perde no preparo...
esses segredinhos é ótimo.abraços/cida braga.

Daniella Carrara disse...

Adorei as dicas, Dani! Bjinhos ;)

DONA DE CASA TRABALHA SIM disse...

Oi, amiga.
Vim te falar, que estou fazendo um sorteio lá no meu blog http://casaefogao.blogspot.com/2010/10/tem-sorteio-aqui-corrente-do-bem-com.html
Se quiser participar...
Bjs e mto sucesso.

Cantinho da Jana!!! disse...

Adorei a dica de colocar em uma vasilha de água fria para tirar o cheiro de queimado...As vezes acontecem acidentes ne???rsrs


bjim
Jana

http://janainamechi.blogspot.com/

Maria Inês Feijó disse...

Oi guriaaaaa!!!!!Adorei as dicas para o arroz, muito boas!!
Tb tô fazendo sorteio da Mococa, mas fica ruim uma participar do sorteio da outra né??Vai que a gente ganhe!!Bjão

Jotta e Rosley disse...

Oi Danieli! Obrigado por nos seguir! O link do teu blog já está na lateral do nosso. Arroz é básico e as dicas são muito boas, afinal, pelo menos aqui em casa, ele comparece praticamente todo dia! Abraços!

Receitas para a Felicidade disse...

Gostei de seu blog Dani e adorei os truques, alguns desconhecia, valeu mesmo, beijos.

welze disse...

é arroz de todo dia, mas tem seus truques. minha mãe falava que quem sabia fritar um ovo bem redondinho, fazer um feijão saborosa, com caldo grossinho, um arroz, mole e soltinho, e batatas bem sequinhas, quando fritas, era realmente uma super cozinheira. suas dicas são ótimas

Tata Nani disse...

Boa mesmo, obrigada pelas dicas!
Tenho um selinho pra vc no meu blog,
beijao
Tata

angela disse...

excelentes dicas. bjs

Figos & Funghis disse...

Eu adoro arroz de tudo quanto é jeito, mas prefiro mesmo ele bem temperadinho e durinho no dia a dia.
Essas dicas são mesmo ótimas! Algumas eu já conhecia, outras não.
Beijos,
Fabi

Pitadasdilu disse...

Amei as dicas... estou sempre ligada em aprender coisas novas.
Bjos, Lú.

Minhas Receitas Dia a Dia disse...

Oi passei para lhe desejar uma boa semana e lhe oferecer um selinho, está no meu blog. Adorei as dicas para o arroz ficar soltinho, legal. Abraços.

Cantinho da Jana!!! disse...

Oiiii....Tem selinho p vc lá no blog
Bjim
Jana
http://janainamechi.blogspot.com/